Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão
O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão está em funcionamento desde o ano de 2014. Busca formar profissionais que possuam conhecimentos teórico-metodológicos relacionados ao desenvolvimento sustentável e extensão, aptos a conduzir pesquisas e ações voltadas à implementação de novos processos de desenvolvimento, considerando não apenas o aspecto econômico, como também as questões sociais, ambientais, políticas e culturais. Espera-se ainda que seus egressos consolidem habilidades para estimular a participação dos atores, seja por meio da sistematização de conhecimentos, seja pela construção de novos conhecimentos, utilizando investigações e metodologias participativas.
O curso possui uma proposta interdisciplinar e conta com docentes das áreas de administração, economia, direito, ciências sociais e entomologia. Os processos seletivos para ingresso acontecem no segundo semestre de cada ano. O programa conta com uma área de concentração (Desenvolvimento Sustentável e Extensão) e duas linhas de pesquisa.
A linha de pesquisa “Sustentabilidade e Extensão” agrega estudos que buscam analisar a sustentabilidade em suas diversas vertentes, com destaque para estudos ligados à agroecologia, tecnologias de produção sustentável e controle biológico conservativo. Também estimula reflexões sobre a gestão ambiental, abrangendo estudos voltados tanto para as questões ligadas ao rural quanto ao urbano e passando por temas como indicadores de sustentabilidade, legislação ambiental, educação ambiental e gestão da água.
A linha de pesquisa “Desenvolvimento e Extensão” estimula a reflexão sobre a diversidade de temas ligados ao desenvolvimento, com ênfase àquelas relativas ao rural e à pluralidade de atores envolvidos. Busca estudar as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural e ao meio ambiente, a inserção da agricultura familiar e campesinato nos processos de desenvolvimento e as distintas abordagens de gênero/classe/raça/etnia. Busca ainda refletir sobre os processos de extensão e de mediação construídos no espaço rural. Também é possibilitada a análise de programas e projetos, e estudos sobre as formas de participação, organização e ação coletiva. Aborda, ainda, temas como a economia solidária, mercados e estratégias de comercialização pela agricultura familiar.
Área de Concentração: Desenvolvimento Sustentável e Extensão
Linhas de pesquisa: clique aqui
Processo seletivo: anual, com entrada no primeiro semestre do ano.
Link para acesso às Reuniões do Colegiado: clique aqui