Ir direto para menu de acessibilidade.

Administração Pública

O Mestrado Profissional em Administração Pública, após recomendação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), iniciou as suas atividades acadêmicas em agosto de 2011. Este programa tem por objetivo a qualificação de pessoal de nível superior visando ao exercício de atividades profissionais em Administração Pública. 

O Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP) tem por objetivo formar profissionais, por meio de um ensino que promova conhecimento crítico e reflexivo para o exercício de atividades profissionais em Administração Pública. O Programa tem formado servidores públicos, pesquisadores e agentes sociais para: atuarem de maneira consciente de seu papel profissional na criação de valor público; que compreenda os contextos técnico, econômico, social e político em que está inserido; seja comprometido com o interesse público; e contribua para o desenvolvimento institucional, eficiência e inovação administrativa do setor público e da sociedade civil organizada.

Com isso, o egresso do curso é capaz de compreender os conceitos básicos e terminologias, com enfoque nas temáticas ligadas a Políticas Públicas, Gestão Social e Controle e Gestão Pública e Inovação. Também será capaz de diagnosticar, analisar e oferecer soluções para situações organizacionais complexas, além de serem capazes de propor soluções para problemas de ordem pública e analisar estrategicamente as questões de relacionamento organização-ambiente em vez  de oferecer apenas soluções operacionais.

Para isso, conta com oferta de estrutura curricular flexível, reconhecendo a importância de integralização de créditos cursados em outros programas de pós-graduação em instituições parceiras; valoriza a interdisciplinaridade entre as áreas de ciências humanas e sociais com as técnico-estatais, busca a inserção de docentes na realidade local por meio de atividades de pesquisa e extensão, além de disponibilizar ambientes de aprendizagem para práticas de pesquisa e extensão como os núcleos de estudos, incubadora de cooperativas e laboratórios multiusuários.